Uma das áreas mais atuante do Instituto Preven encontra-se no campo da prevenção e combate da violência domestica contra as mulheres. Direito Brasileiro contempla duas definições legais relativas à violência contra mulheres. A mais conhecida é aquela contida na Lei Maria da Penha:

Art. 5º: Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:

I – no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas;

II – no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa;

III – em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

Parágrafo único.  As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.

Nosso objeto de interesse em se tratando da violência domestica contra as mulheres, é criar projetos e desenvolver programas que permitam avançar no combate e eliminação das condições de violência que coloquem em risco a integridade física, moral e psicológica da mulher.

Preven Mulher

Mulher

©  1996 - 2019  Instituto Preven

Av. Paulista, 807 - 23ª Andar -  Cj. 2315

Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01311-100

11 4114.7160

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon